NOSSA ESCOLA

DA FUNDAÇÃO E DO HISTÓRICO DA ESCOLA E DO PATRONO


A Escola Estadual de Tempo Integral “Governador Dirceu Mendes Arcoverde” foi fundado em março de 1978, instituída em Decreto-Lei de 24 de agosto de 1978 e publicado no Diário Oficial de 04 de setembro de 1978. Teve como primeiro gestor o policial militar, Coronel José Rodrigues Alves.
A escola recebeu o nome em homenagem a “Dirceu Mendes Arcoverde” que foi um médico e político brasileiro, sendo eleito governador do Piauí em 1974 após indicação do presidente Ernesto Geisel. Em 1978 foi eleito senador tendo falecido pouco menos de dois meses após iniciar seu mandato.
A escola funcionava antigamente com Ensino Profissionalizante nos turnos tarde e noite e desenvolvia os Cursos Técnicos de Administração de Empresas, Contabilidade Comercial e no turno da manhã com os Cursos Profissionalizantes de Educação para o Lar, Técnicos Agrícolas e Técnicos Comerciais, mas por falta de professores habilitados com formação profissional, falta de materiais e laboratórios, repercutindo na extinção dos cursos, através do decreto nº 5.707 de 14 de fevereiro de 1984, denominada Unidade Integrada de Ensino Médio Regular nos turnos tarde e noite e Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no turno manhã. Em 2005 retirou o Ensino Fundamental e criou o Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integrado ao Técnico com os Cursos: Geoprocessamento (Manhã), Mecânica e Edificações (Manhã e Tarde).
No ano de 2009 a escola passou a ser chamada de Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral (CEPTI), “Governador Dirceu Mendes Arcoverde”, Decreto Nº. 13.457 de 18 de dezembro de 2008, ao tempo em que foi ampliada com os cursos; Geoprocessamento, Edificações, Manutenção Automotiva (Mecânica) e Segurança no Trabalho. Em 2012, foi inserido o curso de Contabilidade e extinto o de Manutenção Automotiva (Mecânica).
A partir da data de implantação do presente projeto passará a funcionar somente com o Ensino Médio em Tempo Integral e terá a seguinte nomenclatura “Escola Estadual de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde – Colégio da Polícia Militar do Piauí.
O Colégio é mais um órgão da instituição Policial Militar que presta serviço educacional e social a toda a comunidade, objetivando uma educação com disciplina, proporcionando ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, auto realização e preparo para o exercício consciente da cidadania.
Subordina-se a Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa da Polícia Militar do Piauí e recebe apoio técnico pedagógico da Secretaria Estadual de Educação.
O Patrono da Escola “Dirceu Mendes Arcoverde” nasceu em Amarante, no dia 7 de setembro de 1925, médico e político brasileiro que foi eleito governador do Piauí em 1974 após indicação do presidente Ernesto Geisel. Em 1978 foi eleito senador tendo falecido pouco menos de dois meses após iniciar seu mandato.
Filho de Miguel Arcoverde Vieira e Augusta Mendes Arcoverde. Estudou em Belém e depois foi residir na capital fluminense como pensionista da UNE até formar-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo depois professor da Universidade Federal do Piauí.
Exerceu ao cargo de Secretário de Saúde durante o primeiro governo Alberto Silva e foi apontado pelas lideranças da ARENA como alternativa às eleições indiretas de 1974. Na mais renhida disputa havida no Piauí até então, a vitória coube a Dirceu Arcoverde. Entretanto, o que parecia uma carreira política promissora teve fim em 16 de março de 1979



NOSSA ESCOLA PARTICIPANDO DO CIRCUITO DE CIÊNCIAS!




ESSA É NOSSA FAMÍLIA DO CPM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO DO BLOG!!!
PROFESSOR : JOSE WILLAME